quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Cashless: mais economia aos clientes e também aos gestores!

A tecnologia tem revolucionado os mais diversos segmentos do mercado, proporcionando experiência diferenciadas aos consumidores, inclusive na forma de como eles pagam por um produto ou serviço.

Nesse cenário surge o cashless, uma tendência cada vez mais comum em diversos países e que tem como meta facilitar o processo de pagamento, proporcionando mais praticidade e até mesmo conforto a quem for adepto.

Case de sucesso da Teknisa

Mas, por que os gestores devem se atentar cada vez mais à essa tecnologia e estudar sua implantação visando por mais resultados em vendas?

Para descobrir, basta continuar acompanhando o texto abaixo. Estamos prontos para tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto. Vamos lá?

O que é Cashless?

Primeiramente, vamos entender o conceito dessa tendência que tem, aos poucos, ganhado mais espaço no mercado.

Como o próprio nome sugere, cashless (do inglês, “sem dinheiro”) é uma tecnologia que tem como objetivo facilitar o pagamento dos consumidores em diversos estabelecimentos, gerando uma experiência mais rápida e prática.

Ou seja, é comprar um produto sem precisar pegar sua carteira no bolso ou se preocupar em ter dinheiro em espécie.

A tecnologia cashless pode ser reproduzida por meio de aplicativos, cartões RFID e até mesmo pulseiras de aproximação que facilitam o pagamento.

Em todos os casos, a inteligência pode ser auxiliada por um terminal de autoatendimento, que permite a compra na máquina e a retirada no caixa, como em escolas, por exemplo.

A ideia é que o consumidor possa inserir créditos no dispositivo, ou configurar transações bancárias diretamente dele, possibilitando mais controle de gastos, já que o portador irá gastar apenas o dinheiro da recarga.

Além disso, o pagamento mobile também torna o processo mais seguro, já que evita a retirada de dinheiro ou de cartões de créditos, que podem ser perdidos e até mesmo furtados em alguns casos.

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Tendência em crescimento?

A tecnologia cashless surge como um grande facilitador para a gestão de gastos. E o que é melhor, ela pode ser implementada em vários tipos de estabelecimentos, seja em escolas, faculdades, clubes, casas noturnas e até em megaeventos.

Assim, o cashless tem se projetado como uma das tendências digitais de maior crescimento nos próximos anos.

Em países como a Suécia, cerca de 80% das movimentações financeiras são realizadas por meio de operações eletrônicas. Inclusive, a projeção é que, em até 2025, essa região não aceitará mais dinheiro vivo em pagamentos.

Isso quer dizer que muitos estabelecimentos já não trabalham mais com o recebimento em notas ou em moedas.

Mas, será que o seu estabelecimento está pronto para adotar essa tecnologia?

O que aponta o mercado

Você sabia que, hoje, cerca de 52% dos brasileiros utilizam cartão de débito como principal forma de pagamento?

Esse dado nos revela como os consumidores têm utilizado, cada vez menos, dinheiro em espécie para adquirir algum produto ou serviço, além da preferência por já quitar o valor no momento da compra ao invés de jogá-lo para a fatura no próximo mês.

pagamentos no Brasil

Ainda de acordo com uma pesquisa realizada pelo Banco Central, 4% da população brasileira não usa mais dinheiro em espécie para fazer compras.

Baseado nessa crescente necessidade do mercado, o cashless surge como solução para tornar a forma de pagamento ainda mais prática, evitando o manuseio de notas e até mesmo o uso de cartões de crédito, que podem comprometer o orçamento de quem não tiver em mente um bom controle financeiro.

Mas, as vantagens da tecnologia cashless se restringem apenas ao não uso do dinheiro vivo ou de cartões de crédito em diversos estabelecimentos?

A resposta é: não exatamente. Dito isso vamos conferir outros benefícios dessa tecnologia? Confira abaixo. 🙂

Principais benefícios da tecnologia cashless

pagamento por cashless

Menos filas

As intermináveis filas são um dos problemas mais comuns nos estabelecimentos, principalmente em datas especiais, causando transtornos tanto aos clientes quanto à equipe de atendentes.

Nesse cenário, a tecnologia cashless torna as transações mais ágeis, reduzindo o tempo de espera entre um pagamento e outro.

Basta apenas o uso do dispositivo para confirmar a compra, sem haver necessidade de contabilizar o troco ou configurar a máquina de cartão. Isso auxilia, e muito, na redução de filas.

O cashless ainda contribui para mais agilidade dos colaboradores, o que gera mais satisfação e até fidelização dos clientes ao estabelecimento.

Mais segurança

Seja qual for o dispositivo utilizado, a tecnologia cashless, por meio de informações criptografadas específicas, evita que o consumidor utilize seu cartão de crédito ou débito, minimizando as chances de fraudes, como dados clonados e até roubo de senhas.

Outro ponto importante é que a inteligência ainda evita que o cliente ande com dinheiro em mãos, o que reduz o risco de perdas e até mesmo de furtos, o que costuma ocorrer com bastante frequência em shows ou em eventos mais movimentados.

Menos custos

Todos nós sabemos que manter máquinas de cartão geram alguns custos aos gestores, como aluguel, sem mencionar a porcentagem que é descontada sobre cada compra feita com o cartão de crédito/débito.

Nesse caso, a tecnologia cashless auxilia a reduzir esses gastos, já que os valores pagos serão recebidos de forma integral, e o que é melhor: sem a necessidade de apurar as taxas cobradas pelas companhias dos cartões.

Mais organização financeira

Por último, embora não menos importante, a tecnologia cashless contribui para uma gestão de gastos mais assertiva tanto aos gestores quanto aos clientes.

Aos donos de estabelecimentos, a inteligência permite um controle mais prático do fluxo de caixa, já que todas as informações são digitalizadas no app mobile ou em outros dispositivos integrados ao sistema.

Já os clientes ganham em economia, uma vez que o cashless permite que eles façam recargas em aplicativos, cartões ou pulseiras com valores específicos, evitando gastos para mais, o que poderia ocorrer com o cartão de crédito ou débito.

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Conclusão

Com tantos benefícios aos gestores e também aos clientes, pode-se dizer que a tecnologia cashless chegou para ficar.

Sua adoção, cada vez mais comum em diversos países, nos expõe a necessidade do mercado de otimizar os processos e ganhar tempo principalmente em atendimento.

Vale lembrar que a tecnologia engloba desde as vendas em escolas e faculdades até em megaeventos como o Lollapalooza e a Copa do Mundo.

 

Como principais vantagens, podemos destacar que a tecnologia cashless proporciona:

  • Filas mais rápidas;
  • Praticidade no pagamento;
  • Menos gastos aos gestores e também aos clientes;
  • Mais economia no processo de compra e reeducação financeira aos usuários da tecnologia.

Quer saber mais sobre a ferramenta NoCash, desenvolvida pela Teknisa? Então entre em contato com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Não deixe de comentar abaixo o que você achou do conteúdo e também compartilhar o texto em suas redes sociais. Até a próxima!

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Este artigo Cashless: mais economia aos clientes e também aos gestores! foi publicado originalmente no site Teknisa.



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