Você sabe o que é sistema CRM? Sabe por que a adoção desse software é importante para qualquer empresa que precise ampliar suas estratégias?
Com os avanços tecnológicos e a competitividade do mercado, é necessário buscar por soluções que ofereçam melhorias de processos e diferenciais que possam impactar seu negócio de maneira positiva.
É comum que os gestores precisem dividir a atenção entre diversas questões relevantes como as movimentações financeiras, o departamento pessoal, as contratações e o desenvolvimento dos produtos.
No entanto, para garantir o funcionamento e o faturamento da empresa, o foco principal está sempre voltado à captação e fidelização dos clientes.
Para que isso aconteça, não basta garantir a qualidade do produto — embora seja um fator de extrema importância, também é preciso saber trabalhar as informações referentes aos próprios clientes.
Como trabalhar os dados dos consumidores de forma estratégica?
Cada cliente gera muitas informações e, ao avaliar questões como o caminho que o levou até a empresa, o que influenciou na escolha e porque comprou, auxilia a traçar um perfil e avaliar o comportamento do seu público. Essas informações centralizadas no consumidor alimentam os processos da empresa para que ela esteja sempre se reinventando.
O mercado está mudando o tempo todo e, para se manter ativo, é preciso ter dinamismo na forma de gerir o negócio. As empresas que não coletam essas informações, e não estão dispostas a se adequar às necessidades dos consumidores, não conseguem bater suas próprias metas e se destacar em seus setores.
A tecnologia é uma boa aliada nessa busca por inovação e melhorias de processos, e um sistema de gerenciamento de relacionamentos como o Customer Relationship Management (CRM), por exemplo, pode transformar o relacionamento tanto com os clientes quanto com a equipe.
Trata-se de um método estratégico capaz de articular diferentes tecnologias que auxiliam na sincronização das vendas, do atendimento e do funcionamento dos setores internos.
Mas, por que a adoção de um sistema CRM é praticamente obrigatória a qualquer empresa, garantindo até mesmo a longevidade do negócio?
Continue acompanhando o texto abaixo para saber um pouco mais sobre esse assunto. Vamos lá?
O que é sistema CRM?
O sistema CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta capaz de centralizar dados. Ele é tecnologia utilizada para gerir o relacionamento com o cliente, reunindo processos e tarefas de maneira eficaz.
Além de armazenar os dados do cliente — como suas preferências e históricos de compras — o sistema CRM permite e facilita as interações e vai além de uma simples lista de contatos.
Como funciona o sistema CRM?
Um bom software CRM tem que ser capaz de auxiliar no preparo e no desempenho das equipes, dispensando processos e esforços manuais, tornando desnecessário o uso de planilhas — que podem gerar lançamentos imprecisos ou até mesmo perda de informações relevantes.
Samuel Murta, um dos especialistas em gestão de redes e franquias da Teknisa, afirma:
O CRM possibilita você ter todo o relacionamento com o seu cliente dentro de uma ferramenta. Com isso, é possível integrar pessoas e áreas, rastrear e salvar qualquer informação destes relacionamentos dos seus clientes.
Essa ferramenta pode trazer vários benefícios para a sua área comercial, assim como: controlar as oportunidades, dar foco naquelas oportunidades que precisam ser desenvolvidas. Também é possível trabalhar, por exemplo, o direcionamento de esforço naquelas oportunidades que estão quase sendo finalizadas.
Sistema CRM: Quais as vantagens para a minha empresa?
Para exemplificar melhor sobre como a implantação de um sistema CRM pode impactar de forma positiva o seu negócio, listamos cinco benefícios que a ferramenta garante, caso seja aplicada de forma adequada na empresa:
1- Conhecer o perfil consumidor
Nenhum negócio sobrevive sem clientes satisfeitos, e garantir uma boa experiência ao seu público implica em conhecê-lo além dos contatos telefônicos e e-mail. Com o sistema CRM, é possível cruzar informações que podem resultar em uma boa estratégia de fidelização.
Ao saber por quais categorias o cliente se interessa mais, sua equipe pode realizar vendas casadas e mantê-lo por dentro das novidades e promoções de maneira mais ágil. O sistema CRM permite que detalhes como idade, tamanho, cores preferidas, marcas e modelos sejam armazenados para análises e ações futuras.
Com o tempo, é esperado que o número dessas informações só tende a aumentar, e tecnologia pode te auxiliar a mensurar todos os novos dados de forma estratégica, permitindo um conhecimento mais assertivo do consumidor por parte do time.
Vale lembrar que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Software Advice, 74% dos usuários afirmaram que a adoção de um software CRM na empresa permitiu-lhes acesso melhorado aos dados de cada cliente. Leve isso em consideração no momento da tomada de decisão!
2- Tratar cada cliente como o único
Você sabia que tratar um lead da mesma forma que outros é um erro bastante comum cometido pelas empresas?
É preciso compreender que cada contato pode estar em uma fase diferente no funil de vendas, o que exige um discurso diferenciado a depender da etapa percorrida.
Por isso, entender que a diversidade faz parte do perfil do seu cliente é primordial, até porque, o seu público pode abranger uma ampla faixa etária e classe social. Sendo assim, é necessário ter foco na abordagem.
Com as informações coletadas pelo sistema CRM, é possível promover interações estratégicas voltadas a grupos específicos. Essa proximidade faz com que a confiança do consumidor aumente. Ações direcionadas melhoram as chances de alcance e conversões.
Em outras palavras, a ferramenta de CRM auxilia o time de profissionais a posicionar seus leads de acordo com a etapa de venda, o que torna a relação mais estreita entre ambos e permite um discurso comercial mais coerente.
Isso evita, principalmente, aquele tipo de contato genérico que não atinge nenhum dos possíveis clientes no funil, perdendo as chances de conversão.
Aqui vai um dado interessante: 47% dos profissionais que utilizam CRM na empresa afirma que a tecnologia teve um impacto bastante significativo no processo de retenção de clientes.
3- Qualificar e preparar sua equipe
Coletar o máximo de informações relevantes dos seus clientes é o primeiro passo para qualificar sua equipe de vendas. Com ética, é possível avaliar os potenciais clientes e focar no monitoramento e desenvolvimento de estratégias.
Ao conferir esses dados no CRM, as equipes podem se preparar com a melhor abordagem. E cabe ao administrador disponibilizar essas informações, uma vez que o sistema pode armazenar e também gerar relatórios sobre cada caso específico.
Além disso, é possível avaliar o desempenho dos funcionários por meio dos lançamentos no Sistema CRM, que mostram, inclusive, a satisfação do cliente quanto ao atendimento prestado.
4- Oferecer um suporte diferenciado
Uma das premissas dos empresários deve consistir também em garantir um pós-venda de qualidade. Atender aos desejos, responder as dúvidas e solucionar as queixas dos clientes com eficiência garante mais um diferencial na experiência de compra.
Além disso, é preciso estar atento às avaliações dos consumidores nas redes sociais para que, ao pesquisar seu produto, não sejam encontradas críticas e reclamações.
Nesse sentido, o software CRM auxilia ao garantir que todo o histórico de compras possa ser consultado para solucionar eventuais problemas de maneira satisfatória.
Outro detalhe importante é que a tecnologia permite o acompanhamento das etapas de atendimento, como quantas ligações foram realizadas a determinado cliente, além de saber em que etapa está o relacionamento com o contato X ou Y, o que também torna o discurso da equipe mais alinhado e estratégico.
5- Integrar seus processos internos
Além de permitir toda essa movimentação de informações e interações com os clientes, também é possível integrar ao sistema CRM seus sistemas de gestão interna, como cruzar dados entregues ao RH, ao departamento pessoal, ao financeiro e à comunicação, por exemplo.
Dessa forma, todos os processos ficam automatizados, registrados e voltados diretamente para os setores específicos, evitando, assim, desvios de funções e retrabalhos.
Centralizando todas as informações estratégicas da empresa em apenas um sistema, o time de profissionais terá um acesso mais ágil aos dados, o que permite a geração de relatórios embasados nas métricas já estipuladas pelo CRM.
Essa integração é imprescindível para a tomada de decisão ainda mais assertiva, o que contribui para a coleta de mais resultados da organização de forma geral.
Conclusão
No decorrer do texto, vimos como o CRM é um software capaz de centralizar todas as informações de uma empresa, integrando, assim, diversos setores e visando a construção do perfil de clientes potenciais.
No momento da escolha do seu sistema CRM, é importante considerar as funcionalidades que farão a diferença na gestão dos serviços, prospecção, propostas, e também dos contratos e do atendimento.
Um bom CRM permite, por exemplo, identificar oportunidades de negócio, além de garantir uma boa comunicação com os interlocutores dos prospects.
Curiosidade: essa tecnologia pode aumentar a previsão de vendas em uma empresa em até 42%. Leve isso em consideração no momento de planejar sua adesão!
Para se aprofundar mais nesse assunto, preparamos um e-book para você entender como um software CRM pode atender da melhor forma suas demandas. É só clicar aqui para baixar!
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O bate-papo é sem compromisso!
Este artigo Sistema CRM: 5 motivos para adquirir um para sua empresa foi publicado originalmente no site Teknisa.
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