Um dos grandes nomes da cozinha japonesa em São Paulo, Tsuyoshi Murakami (foto) está, felizmente, de volta à cena gastronômica. O chef, que deixou o Kinoshita em 2017, inaugurou em setembro um restaurante próprio, o Murakami, na Alameda Lorena, nos Jardins.

A proposta do Murakami é arrojada: são apenas 16 lugares dispostos num balcão linear — um tanto impossível que ir em grupos, portanto —, de onde se acompanha os preparos na quase silenciosa cozinha.

Na visita anônima realizada, o chef japonês — que morou no Rio ao chegar ao Brasil, ainda criança (daí seu indisfarçável sotaque carioca) — começou a jornada com o ótimo sashimi de atum (foto). Para potencializar o sabor, as fatias cruas do peixe chegam incrementadas com ameixa japonesa, erva shissô e mini-alcaparra.

Outra ousadia que surpreendeu foram as ovas de ouriço-do-mar combinadas a cubinhos de pimentão-vermelho (foto).
Quem quiser, pode acompanhar as sugestões com o nama wasabi (30 reais), wasabi fresco importado que é ralado na hora em pele de tubarão.

Mulher de Murakami, Suzana encarrega-se das sobremesas. Prepara o mochi (bolinho de arroz glutinoso) recheado de chocolate Callebaut com matchá. É servido com morango em calda e o biscoito japonês sembei. Quem quiser levar o próprio vinho, paga 100 reais de taxa de rolha.

Alameda Lorena, 1186, Jardins.
Telefone: (11) 3064-8868.
Segunda a sábado, 18h/23h;
Fecha aos domingos.
É imprescindível fazer reserva.
Reservas pelo site murakami.net.br.
Fonte: Taste & Fly https://ift.tt/2sBKAKQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário