quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Em seu novo restaurante, Murakami brilha com tentador omakase de preço elevado

Um dos grandes nomes da cozinha japonesa em São Paulo, Tsuyoshi Murakami (foto) está, felizmente, de volta à cena gastronômica. O chef, que deixou o Kinoshita em 2017, inaugurou em setembro um restaurante próprio, o Murakami, na Alameda Lorena, nos Jardins.

Ao lado da mulher Suzana e do filho Jun, recebe os clientes com sua habitual irreverência num salão minimalista de pé-direito alto, que lembra uma galeria de arte.

A proposta do Murakami é arrojada: são apenas 16 lugares dispostos num balcão linear — um tanto impossível que ir em grupos, portanto —, de onde se acompanha os preparos na quase silenciosa cozinha.

Além disso, a casa não tem menu à la carte. Oferece somente um menu-degustação de seis tempos (cinco pratos e uma sobremesa), que muda conforme as melhores matérias-primas do dia. Custa 300 reais e só é possível reservar em dois horários, às 18h ou às 21h.

Na visita anônima realizada, o chef japonês — que morou no Rio ao chegar ao Brasil, ainda criança (daí seu indisfarçável sotaque carioca) — começou a jornada com o ótimo sashimi de atum (foto). Para potencializar o sabor, as fatias cruas do peixe chegam incrementadas com ameixa japonesa, erva shissô e mini-alcaparra.

Em seguida, serviu a excelente salada de ostras da Cananeia (foto). Vem mergulhada em molho ponzu na companhia de alga wakame, pepino agridoce, nabo ralado e marisco akagai — também chamado surf clam.

Outra ousadia que surpreendeu foram as ovas de ouriço-do-mar combinadas a cubinhos de pimentão-vermelho (foto).

Quem quiser, pode acompanhar as sugestões com o nama wasabi (30 reais), wasabi fresco importado que é ralado na hora em pele de tubarão.

Há sempre uma receita quente por noite, acompanhada de missoshiru e gohan (arroz). Torça para ser o peixe meca impecavelmente empanado (foto) em farinha panko ao delicioso molho tonkatsu. Completam a paleta de sabores aspargos, maionese kewpie e a potente mostarda japonesa karashi.

Mulher de Murakami, Suzana encarrega-se das sobremesas. Prepara o mochi (bolinho de arroz glutinoso) recheado de chocolate Callebaut com matchá. É servido com morango em calda e o biscoito japonês sembei. Quem quiser levar o próprio vinho, paga 100 reais de taxa de rolha.

Murakami
Alameda Lorena, 1186, Jardins.
Telefone: (11) 3064-8868.
Segunda a sábado, 18h/23h;
Fecha aos domingos.
É imprescindível fazer reserva.

Reservas pelo site murakami.net.br.



Fonte: Taste & Fly https://ift.tt/2sBKAKQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário