Os laticínios de búfala há muito tomaram o mercado. Mais saudáveis que os queijos de vaca, têm sabor suave e cremosidade única, mas alguns produtos são tão parecidos que causam confusão na cabeça do consumidor: muçarela, burrata e stracciatella.
Muçarela
Sim, sim, essa é a grafia portuguesa correta desse queijo. Trata-se do leite coalhado, e essa massa resultante é colocada em contato com água quente (próximo a 100ºC) e imediatamente trabalhada de forma a adquirir a textura macia e elástica que conhecemos. Cabe ressaltar que a muçarela de búfala pode tanto ser mais rígida quanto com um interior mais cremoso, lembrando uma burrata.
Stracciatella
Sua tradução literal é “desfiado”. Trata-se do queijo muçarela desfiado acrescido de creme de leite, normalmente. É usado para comer com pães, torradas e, normalmente para finalizar risotos (mas não é emulsionado no preparo, apenas colocado sobre ele). A stracciatella é originária da Puglia (sul da Itália) e foi criada pelos locais como uma forma de aproveitar as peças de queijo rasgado que não eram aproveitados nas peças de muçarela. Fato curioso, stracciatella também é o nome que o sorvete de flocos recebe, isso por que lá o sabor não recebe pedacinhos de chocolate e sim um fio do chocolate derretido enquanto a massa de flor de leite (nata) sai da máquina.
Burrata
Já a famosa e saborosa burrata tem pai e data de nascimento. Lorenzo Bianchino criou o produto em 1956, em Puglia. Ele desenvolveu uma capa de queijo muçarela para facilitar no transporte da adorada stracciatella durante o rigoroso inverno da região. As bolsas fizeram tanto sucesso que acabaram se tornando um produto de fama internacional. Pudera, combina o sabor da muçarela, a cremosidade do creme de leite e a textura diferenciada da stracciatella. Seu nome é uma variação de “burro” (manteiga em italiano), pois em vez de creme de leite no recheio, às vezes, havia manteiga.
O post Entenda a diferença entre muçarela, burrata e stracciatella apareceu primeiro em Metrópoles.
Publicado originam em: Comer – Metrópoles https://ift.tt/2HuzSJW
Nenhum comentário:
Postar um comentário