Menos famosa entre os paulistanos que as culinárias libanesa e síria, apesar do parentesco de muitas receitas, a cozinha armênia orgulha-se de seus poucos e sólidos representantes na cidade — alguns deles instituições como o Carlinhos, a Casa Garabed e a Esfiharia Effendi.
A esse time de casas armênias cheias de história junta-se agora o Dozza, em Pinheiros.
Fundado em 1956 em Osasco pelo imigrante Boos Oxoolania (o Sr. Dozza) — e hoje sob tutela de suas filhas gêmeas e quatro netos —, o endereço ganhou em dezembro sua primeira filial na cidade de São Paulo.
De fachada estreita e jeitão simples, instalou-se na Rua Deputado Lacerda Franco, ao lado do Bar do Juarez e em frente ao supermercado Mambo.
Uma entrada que não dá para perder é o quibe yerevan (32 reais; 8 unidades; foto), que traz uma casquinha de quibe frito recheada de coalhada seca e geleia de damasco — num interessante contraste agridoce.
Para abrir o apetite, vale provar também a bem recheada esfiha fechada de três queijos (7 reais) e a aberta de queijo com basterma (8 reais; foto), uma deliciosa carne curada à moda armênia de produção própria. A lista de delícia inclui ainda o ótimo queijo chancliche (24 reais) — espécie de ricota temperada com tomate e azeite e servida com torradas de pão sírio.
Delicioso, o quibe cru (46 reais; porção para duas pessoas; foto) é servido com gueimá, carne moída refogada ao tempero típico. O propósito é saboreá-los juntos, misturados com azeite, cebola e folhas de hortelã.
Antenada com os novos tempos, a casa lançou no ano passado um tentador wrap, batizado de armênia (28,50 reais; foto). Em tamanho que vale uma refeição, o sanduíche enrolado no pão folha tem recheio de omelete de mussarela com basterma.
Dozza (@esfihasdozza)
Rua Deputado Lacerda Franco, 604, Pinheiros, tel.: (11) 3031-8050.
Segunda a quinta, 12h/22h;
Sexta e sábado, 12h/22h30;
Fecha aos domingos.
Foto do quibe yerevan: Henrique Peron/Divulgação.
Fonte: Taste & Fly https://ift.tt/37qJmAr
Nenhum comentário:
Postar um comentário