Tamanho da taça não é documento, mas pode fazer você beber mais do que deveria em um restaurante. É o que indica uma pesquisa feita pela Universidade de Cambridge, (Inglaterra) e custeada pelo Instituto Nacional de Pesquisas em Saúde (NIHR), agência do governo inglês que usa as informações para determinar políticas de saúde pública.
De acordo com a pesquisa, os restaurantes que servem vinhos em taças de 370 ml vendem mais garrafas que aqueles que servem as bebidas em taças ou 300 ml. Nos estabelecimentos que usam taças maiores, o consumo de vinho é 7,3% maior que nos lugares que servem as bebidas nas taças de 300 ml.
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Por outro lado, recipientes menores reduzem o consumo de tintos, brancos e rosés. As casas que usam taças de 250 ml venderam 9,6% menos vinhos que os restaurantes que usam os modelos de 300 ml. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores fizeram uma “mega-análise” de todos os dados publicados entre 2015 e 2018 sobre bares e restaurantes.
De acordo com a professora Ashley Adamson, diretora da Escola de Pesquisa em Saúde Pública da NIHR, essas informações são importantes para que as pessoas tenham consciência de quanto álcool estão consumindo e não excedam os limites. “São detalhes que podem afetar nossa saúde. Esses dados também podem ajudar a criar políticas públicas”, afirmou a professora em um comunicado.
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