Pelo mundo inteiro, comércios estão fechando diante da crise gerada pela pandemia do coronavírus. Em países como Itália, Espanha, França e mais recentemente o Reino Unido, a ordem é o lockdown: as pessoas estão proibidas de circular na rua, a não ser que seja para trabalhar ou fazer compras na farmácia e no mercado. Sem a possibilidade de sequer cozinhar para delivery, chefs de todas as partes estão promovendo transmissões ao vivo nas redes, para ensinar os seguidores a cozinhar e também transmitir um pouco de alento.
Um dos primeiros exemplos foi o italiano Massimo Bottura, que está fazendo transmissões ao vivo diariamente em seu perfil do Instagram: a ideia é mostrar o chef cozinhando em casa com a família. As lives acontecem todos os dias, às 20h de Roma (16h de Brasília). Ele também gravou vídeos respondendo perguntas de seguidores.
Diretamente de Brasília, o chef Paulo Tarso, que comanda o restaurante Rubrio, também decidiu compartilhar o que sabe nas redes sociais: com a quarentena, o cozinheiro está disponibilizando pílulas do curso de cozinha que costuma ministrar, em aulas presenciais. Entre as receitas escolhidas, opções simples como bolo de cenoura, omelete, macarrão ao alho e óleo, e, mais recentemente, uma paixão nacional: o bife à milanesa. A cada dois dias, tem novidade no perfil do cozinheiro.
A carismática Paola Carosella não só está realizando entregas dos pratos de seu restaurante, Arturito – as marmitas têm quantidades diárias limitadas, porque são feitas por ela mesma –, como estrela uma série dirigida pelo marido, o fotógrafo Jason Lowe. O Nossa Cozinha foi lançado antes da pandemia do coronavírus, mas pode servir muito bem a quem está sendo desafiado pelas panelas da própria casa.
Chef no Lá da Venda, em São Paulo, Heloisa Bacellar está socorrendo quem se vê perdido entre panelas e temperos. Com a série Sobrevivendo na Cozinha, ela posta receitas diárias de pratos fundamentais à dieta brasileira. Depois do arroz e do feijão, ela ainda ensinou instituições nacionais como farofa, polenta e vagem na manteiga. As dicas podem ser encontradas no site da cozinheira.
A chef Rita Lobo está estrelando aulas sobre gastronomia em seu Instagram: a série, Rita, Help #Coronavírus, é voltada para quem não sabe muito bem o que cozinhar – nem como ser versátil no preparo dos ingredientes. Desde o básico sobre fazer feijão a preparos diferentes com cenoura, a cozinheira se prontificou a ajudar quem está perdido na cozinha.
De quarentena, o chef Renato Carioni, responsável pelo italiano Così, está estimulando os seguidores a ficar em casa – o cozinheiro mostra, todos os dias, receitas que está fazendo durante o período de isolamento social. Do hambúrguer ao frango com legumes, ele procura abraçar dietas diversas, inclusive com preparos veganos. Além disso, o chef incentiva que as pessoas produzam menos lixo, aproveitando preparos e ingredientes de receitas passadas.
A nutricionista Neide Rigo não é chef, mas poderia ser. A cozinheira de mão cheia divulga em seu Instagram o fabuloso mundo da fermentação – da kombucha ao pão de levain. Durante a quarentena, ela, que é casada com um médico, mostra não só os cuidados básicos com a higiene que o casal tem com a nova rotina, mas também receitas que qualquer um pode tentar em casa. Além das deliciosas receitas de pão, ela ensina preparos simples para reaproveitar alimentos feitos em outras refeições: na casa dela, até bolo solado vira farofa doce com banana.
Quem entende bem inglês e gosta de uma bela “jacada” pode comemorar: a confeiteira Christina Tosi, dona do novaiorquino Milk Bar, está fazendo transmissões ao vivo diariamente com receitas de doces. Na véspera da demonstração de cada receita, a cozinheira posta os ingredientes no Instagram para que todos se preparem para a live do dia seguinte, sempre às 15h no horário de Brasília.
O post Em quarentena, chefs conhecidos ensinam receitas pelo Instagram apareceu primeiro em Metrópoles.
Publicado originam em: Comer – Metrópoles https://ift.tt/2JqYxjy

⠀ Parmegiana ⠀ Bife a milanesa
Para 4 pessoas ⠀ 4 medalhões de filé mignon 100g de farinha de trigo 150g de farinha panko ou rosca 3 ovos batidos 50ml de água 1,5L de óleo de girassol Sal Pimenta do reino moida ⠀ Cortar bifes com 2cm de altura contra o sentido da fibra. Temperar com sal e pimenta os bifes dos dois lados. Em uma tigela bata os ovos até que fique homogêneo Colocar em pratos separados os ingredientes para empanar ( farinha de trigo/ovos/farinha panko ou rosca). Passar o bife primeiro pela farinha de trigo, em seguida no ovo, de volta na farinha de trigo, outra vez no ovo e por fim na farinha panko ou rosca. Elevar a temperatura do óleo até 180°C. Dourar bem os bifes dos dois lados. Retirar e colocar em papel toalha para absorver o excesso de óleo. ⠀ Molho de tomate
Para 4 pessoas ⠀ 4 latas de tomate pelati 1 cebola pequena picada
10 dentes de alho em lâminas
Sal
Azeite de oliva
Pimenta do reino Manjericão, basílico ou Orégano fresco (opcionais) ⠀ Refogue bem a cebola e o alho no azeite, até ficarem bem dourados. Adicione o tomate batido e deixe cozinhar de 45 min a 1h em fogo baixo, mexendo ocasionalmente. Ajuste o tempero quando pronto. ⠀ Para montar
⠀ 4 bifes a milanesa fritos molho de tomate pronto 12 fatias de queijo mozzarella ⠀ Pré aqueça o forno na temperatura máxima. Cubra o fundo de um refratário com o molho de tomate. Coloque os bifes e cubra com o queijo fatiado. Coloque mais molho de tomate por cima. Leve ao forno até derreter todo o queijo. Sirva com mais molho por baixo do bife.
Nenhum comentário:
Postar um comentário