iFood lança fundo de R$ 1 mi para entregadores de grupo de risco
Entregador que tiver mais de 65 anos terá conta desativada por 30 dias e vai receber valor na média de rendimentos recentes
da redação da Menu
A confeiteira Roberta Julião ficou conhecida por seu blog, o da Feira ao Baile, mesmo nome da sua loja, aberta em 2016 e instalada em um charmoso sobrado no bairro de Pinheiros (São Paulo). Uma das receitas mais pedidas é o bolo de leite Ninho com Nutella, que ela ensina a fazer a seguir, e também pode ser encomendado para delivery.
Da Feira ao Baile
Rua Mateus Grou, 80 – Pinheiros, São Paulo
(11) 3062-0450
Bolo de leite Ninho com Nutella
por Roberta Julião
Ingredientes
Massa
– 50 g de manteiga sem sal
– 3 ovos grandes
– 3 xícaras (chá) de açúcar refinado
– 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
– 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
– 3 colheres (sopa) de cacau em pó
– 200 ml de água
– 200 ml de leite integral
– 1 pitada de sal
– 1 colher (sopa) rasa de bicarbonato de sódio
Brigadeiro branco com baunilha
– 2 latas de leite condensado
– 4 colheres (sopa) de creme de leite
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– 3 colheres (sopa) de leite em pó (ou a gosto)
Para servir
– Quanto baste de Nutella.
– Leite em pó a gosto.
Preparo
Massa
1) Na batedeira, bata o açúcar, a manteiga e o sal em velocidade baixa até que fique parecendo uma farofa.
2) Adicione os ovos, aumente a velocidade e bata por pelo menos cinco minutos até que fique uma mistura esbranquiçada e cremosa.
3) Misture bem o chocolate com a água e reserve.
4) Diminua a velocidade da batedeira para a mínima e, aos poucos, adicione a farinha e a água com chocolate intercalando-os.
5) Adicione metade do leite e bata até incorporar.
6) Na outra metade, misture bem o bicarbonato de sódio e reserve.
7) Verifique se a farinha e os líquidos se incorporaram e desligue a batedeira.
8) Adicione o restante do leite já misturado ao bicarbonato e, com uma espátula ou colher, misture até que se incorpore.
9) Unte 3 assadeiras redondas de 20 cm de diâmetro com manteiga e farinha.
10) Asse em forno baixo (180ºC) preaquecido por aproximadamente 20 minutos.
Brigadeiro branco com baunilha
1) Em uma panela, adicione todos os ingredientes menos o leite em pó e misture bem.
2) Em fogo baixo, cozinhe o brigadeiro mexendo sempre, até que comece a desgrudar do fundo e chegue ao ponto desejado.
3) Adicione o leite em pó e misture bem.
Para servir
1) Desenforme as três camadas de massa e deixe esfriar completamente. Recheie cada camada com metade do brigadeiro branco.
2) Cubra o bolo com Nutella e finalize com leite ninho polvilhado por cima.
Rendimento: 8 porções
Preparo: 1 hora
Execução: moderada
The post Aprenda a fazer em casa bolo de leite Ninho com Nutella appeared first on Revista Menu.
da redação da Menu
A quarentena imposta à população em vários Estados brasileiros para tentar conter a pandemia de coronavírus fez as vendas do setor de queijos cair cerca de 60%, de acordo com Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (Abiq).
Em entrevista ao Estadão, o presidente da Abiq, Fábio Scarcelli, apontou o fechamento de bares e restaurantes, que agora só podem atender por delivery, como o principal motivo da queda.
+Saiba como higienizar compras de delivery e de supermercado
+Aprenda a usar o freezer como aliado durante a quarentena
+Chefs de SP fazem delivery na quarentena; saiba onde pedir
Scarcelli explica que o setor compra 30% da produção nacional, de cerca de 1,2 milhão de toneladas por ano. Os produtos mais consumidos pelos restaurantes em geral são mussarela, queijo prato e requeijão – a produção desses itens é de 450 mil toneladas por ano.
Com isso, os produtores já não têm mais espaço para armazenar os queijos. A Abiq estuda pegar empréstimos com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para construir mais câmaras frigoríficas.
The post Quarentena faz vendas de queijo caírem 60% no Brasil appeared first on Revista Menu.
da redação da Menu
Para os britânicos, pubs são mais que um lugar para tomar um pint de cerveja e relaxar após o fim do expediente. Em muitas cidades pequenas, esses espaços são ponto de encontro da comunidade, que, além de beber, se diverte com shows de música e de comédia e jogos de perguntas e respostas.
Como todos os bares e restaurantes do Reino Unido estão fechados por causa da pandemia de coronavírus, Jo Bowtell, 40, ex-proprietária de um pub na cidade de Leicestershire, decidiu criar um pub virtual para entreter as pessoas durante o período de isolamento determinado pelo governo.
O que ela não esperava é que sua página, a The Virtual Pub Facebook, receberia tantos “clientes”: até o momento ela já foi visitada por cerca de 14,5 mil pessoas de países como EUA, Austrália, Espanha e Itália.
+Cachorro entrega compras para vizinho com saúde debilitada
+Cervejaria doa US$ 100 para quem adotar cachorro nos EUA
+Chef José Andrés é destaque na ‘Time’ por luta ao coronavírus
Músicos e comediantes de diversos lugares fazem transmissões ao vivo pela página e podem até receber gorjetas, por meio do site de pagamentos PayPal. Jogos de perguntas e respostas também estão na programação: para participar, as pessoas usam a área de comentários do vídeo.
Com a popularidade da página, Jo passou a receber ajuda dos integrantes, que resolvem problemas técnicos e fazem a moderação das conversas, para manter o clima cordial.
A única coisa que não tem por lá são bebidas, claro, o que não chega a ser um problema para Jo. “Servir álcool costuma dar um trabalho danada”, disse ela ao site The Good News Network.
The post Com shows ao vivo, pub virtual tem mais de 14 mil clientes appeared first on Revista Menu.
Prefere áudio? Então clique e ouça este artigo
Realizar a gestão financeira em uma empresa requer muita atenção, já que até mesmo uma vírgula fora do lugar pode comprometer, e muito, o resultado esperado. E, para obter êxito nesse processo, podem ocorrer muitas dores.
Sem contar que, durante esse controle, existem algumas práticas que não garantem a assertividade das informações. Por exemplo, quem depende de planilhas manuais para fazer cálculos perde tempo e está vulnerável a erros em seu preenchimento, ou quem não se atenta aos detalhes do fluxo de caixa e por aí vai.
Em ambos os casos, a má gestão pode gerar alguns danos à empresa, a incluir prejuízos financeiros.
Sabendo disso, existem hoje no mercado algumas soluções que auxiliam os gestores com essa tarefa que faz parte da rotina de qualquer organização, com o principal intuito de tornar esse controle financeiro mais prático e minimizar as dores.
É o caso da tecnologia ERP, que ao se desdobrar, disponibiliza um módulo específico para o gerenciamento financeiro. Essencial para quem quer simplificar e automatizar as rotinas desse processo em sua empresa.
Ficou curioso(a) para conhecer essa solução?
Então acompanhe o texto e veja o que comentamos sobre os principais problemas enfrentados pelos gestores e saiba como um bom ERP pode te auxiliar no financeiro do seu negócio. Vamos lá?
Você sabe o que é ERP?
A sigla de Enterprise Resource Planning, que se traduz como “Planejamento dos Recursos Corporativos”, tem como principal objetivo reunir e integrar todos os dados da empresa em apenas uma ferramenta.
Além disso, o sistema ERP contempla a gestão do setor financeiro da empresa, tornando o levantamento e a análise dos dados menos burocrática e mais ágil.
Para os líderes e tomadores de decisão, essa tecnologia se apresenta como uma solução que não apenas assegura um controle mais estratégico das finanças como também garante a longevidade do negócio.
Lembre-se que, dentre os principais motivos de fechamento de empresas no Brasil, 50% ocorre devido à má gestão financeira. Por isso, buscar por soluções tecnológicas pode evitar muitas dores de cabeça.
Em todo e qualquer processo de gestão existem dificuldades que assombram os gestores.
E, no caso da gestão financeira em uma empresa, a situação não é muito diferente. Até porque estamos lidando com capital, isto é, tudo o que entra e sai de uma organização, além dos recursos e orçamentos que devem ser seguidos à risca.
Sabendo disso, quais têm sido as principais dores dos gestores quanto a esse controle e de que forma a tecnologia pode auxiliar com uma gestão financeira e empresarial mais assertiva?
É o que vamos descobrir logo abaixo. Acompanhe-nos nessa leitura para ficar mais por dentro desse assunto!
No dia a dia de uma empresa, são várias as movimentações que podem acontecer e que devem ser apuradas. Por isso, se atentar ao fluxo de caixa é essencial para uma boa gestão financeira.
No entanto, muitos gestores podem não fazer esse controle de forma correta, ou ainda não realizá-lo frequentemente, o que dificulta a visualização dos resultados reais da empresa.
Além disso, o não lançamento das previsões a serem recebidas ou pagas sem o comparativo com os indicadores atualizados também atrapalha a gestão financeira, comprometendo até mesmo a saúde monetária da organização.
Com o sistema ERP o gestor centraliza todas essas informações em apenas uma ferramenta, o que permite a visualização mais prática de alguns pontos importantes como saldo, lançamentos em conta corrente e até conciliação bancária automática, utilizando a importação de extrato.
Tudo isso contribui para uma gestão mais estratégica do fluxo de caixa, evitando que o gestor fique refém de planilhas manuais, por exemplo, que levam tempo para serem preenchidas e não garantem a assertividade dos dados inseridos.
Conte com uma equipe especializada para que os lançamentos estejam sempre atualizados.
Todo negócio precisa de dinheiro para rodar. Porém, planejar o orçamento é essencial para evitar gastos além do necessário e que podem trazer muitos prejuízos financeiros à empresa.
Muitos gestores têm em mente as etapas operacionais, mas não possuem controle do que pode ou não ser gasto, e isso é um problema.
Outra situação comum é a empresa que possui recursos financeiros mas não sabe usá-los corretamente, o que também compromete o orçamento previsto.
Em ambos os casos, o sistema ERP surge como uma ferramenta essencial para a gestão financeira do negócio.
Esse acompanhamento torna a gestão financeira da empresa mais prática e facilita a tomada de decisão estratégica dos gestores, já que eles podem acompanhar tudo em tempo real e o que é melhor: de qualquer lugar.
Dessa forma, você não perde o controle do orçamento, evita dívidas e aproveita os recursos da melhor forma.
Mais importante do que planejar o orçamento é estabelecer metas e a aplicação correta dos recursos, certo?
É comum que os gestores não estipulem de que forma o dinheiro que entra na empresa será gasto, ou se o valor capital de giro pode cobrir as pendências do negócio.
Essa solução também possibilita que os profissionais responsáveis acompanhem os suprimentos de valores com mais praticidade, como:
Tudo isso se converge em mais agilidade no cálculo dos valores, evitando retrabalhos e contas feitas através de fórmulas em planilhas manuais, vulneráveis a erros de digitação, por exemplo.
Integrando todos os dados financeiros da sua empresa em um sistema ERP fica mais fácil garantir metas do orçamento da empresa e se atentar às provisões de valores, obrigatórias em qualquer negócio.
Apesar da importância em conciliar os dados bancários, é comum que muitos gestores não realizem esse processo com frequência. E isso também pode gerar prejuízos financeiros ao negócio.
O fato é que apurar e conciliar as contas apenas uma vez por semana ou quinzenalmente é uma realidade muito comum a vários empresários e profissionais da área, sob o pretexto de que são muitos os controles a serem realizados.
Em outras palavras: não haverá um fluxo de caixa real. É preciso ter um saldo bancário que condiz ao que o gestor possui no banco. E nisso o sistema ERP é capaz de auxiliá-lo, principalmente permitindo a visualização da conta por empresa, filial ou de acordo com a sua organização.
Além de garantir a exatidão nos cálculos, é importante assegurar que suas informações financeiras sejam devidamente armazenadas. Por questões estratégicas ou de segurança de dados, é recomendável que o acesso a dados financeiros da empresa seja limitado aos gestores e aos profissionais da área.
Assim, havendo mais controle do seu fluxo de caixa e suprimento de valores, além da conciliação bancária, fica mais fácil para o gestor entender para onde o seu dinheiro está indo, evitando mais gastos e, em alguns casos, até desvios dentro da própria empresa.
É como resguardar todas as movimentações e aumentar a segurança das transações, tornando-as automáticas com a solução ERP.
Fale com nossos consultores e saiba como minimizar perdas e retrabalhos!
Conclusão
Fazer a gestão financeira pessoal e empresarial pode não ser a tarefa mais simples a se fazer, porém é inegável que esse trabalho é essencial para garantir que os recursos não se percam.
Para empresários e profissionais do setor financeiro, contar com um tecnologia que os auxiliem a lidar com essa rotina não apenas evita erros como também aprimora a performance da equipe, tornando-a ainda mais qualificada.
Dessa forma, o sistema de gestão financeira otimiza algumas atividades relacionadas às principais dores de quem empreende, como:
Hoje em dia, existem muitos sistemas ERP que propõem bons sistemas para a gestão financeira, mas vale avaliar alguns pontos que podem fazer a diferença não só na gestão, mas também no bolso de quem vai adquirir um sistema como este.
Não ser só um número para uma determinada empresa é sonho de todo gestor, não é mesmo? Por isso avalie bem, além do fator custo, performance de um software, coloque em suas exigências ter um atendimento personalizado.
Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Ah, não se esqueça de comentar e compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais. Até a próxima!
Este artigo Gestão Financeira: quais as dores e como lidar com elas? foi publicado originalmente no site Teknisa.
Trabalhar com chocolate não é tarefa fácil: o ingrediente é de difícil manipulação e exige temperaturas específicas para ser manuseado em qualquer cozinha. Um simples erro pode resultar num chocolate açucarado, sem brilho e sem a consistência necessária para um singelo bombom. Fazer ovo de Páscoa em casa é um desafio delicioso, convenhamos.
Para a empreitada caseira, alguns itens são básicos: uma vasilha de derretimento para fazer o banho-maria do ingrediente, além da forma de ovo de Páscoa. O termômetro é um utensílio de precisão que pode ajudar muito, mas pode ser dispensado a depender da experiência do cozinheiro.
Um dos processos mais difíceis para cozinheiros caseiros, a temperagem consiste em derreter o chocolate em banho-maria, atingir uma temperatura específica para então resfriá-lo novamente, no formato pretendido. “É um processo que contamina o chocolate com o chamado cristal beta, para ele ficar durinho e liso ao final do processo”, explica o pâtissier Bruno Veloso. O método que ele mais usa é a tablage: sobre uma superfície de mármore, ele movimenta o chocolate derretido com espátulas até que atinja a temperatura ideal para colocar na forma.
Outras técnicas são a da semeagem, ou seja, derreter 75% do peso do chocolate em banho-maria e misturar, fora do fogo, com o restante do ingrediente – picado em pedaços pequenos e uniformes, para garantir o derretimento total. Também é possível usar o microondas, mas é preciso ligar o aparelho a cada 30 segundos, para não queimar o chocolate.
Por fim, também é possível usar um ingrediente chamado micryo, uma manteiga de cacau em pó, que derrete rápido e faz com que o chocolate chegue à consistência correta para enformar. A recomendação é usar 1% do peso total do chocolate na receita.
Os chocolatiers recomendam ficar atento às temperaturas de cada chocolate: o amargo, por exemplo, deve ser derretido a 34°C e resfriado a 31°C para ser enformado. Os chocolates branco e ao leite são trabalhados no mesmo intervalo de temperatura: derretimento a 33°C, enforme a 29°C.
Depois de enformar, Veloso recomenda bater o recipiente uma vez na superfície de trabalho, para garantir uma casca inteiriça. “Como você mistura bastante o chocolate, acaba adicionando ar. Se der a batidinha, ele fica compacto. Isso deve ser feito antes de moldar a casca do ovo”, comenta. “Como o Brasil é um país muito quente, não podemos deixar o chocolate à temperatura ambiente. Basta colocar por 10 a 15 minutos na geladeira. Quando estiver soltando do molde, pode tirar”, completa.
“Para manusear, é bom usar luva, principalmente quem tem as mãos quentes. Só de pegar no chocolate, ele começa a derreter”, adverte Macedo. A validade do ovo de Páscoa caseiro depende da qualidade do chocolate usado, e tende a seguir a durabilidade indicada na embalagem do ingrediente de origem.
O post Faça você mesmo: veja dicas para um ovo de Páscoa caseiro apareceu primeiro em Metrópoles.
da redação da Menu
Cachorros são uma ótima companhia nesses tempos de isolamento forçado – uma cervejaria norte-americana inclusive está doando US$ 100 par incentivar que pessoas adotem os bichinhos.
Os animaizinhos também podem ser uma fonte de ajuda para quem precisa, de acordo com uma reportagem exibida pela rede KKTV 11 News, no Estado do Colorado (EUA).
+Cervejaria doa US$ 100 para quem adotar cachorro nos EUA
+Chef José Andrés é destaque na ‘Time’ por luta ao coronavírus
+Bon Jovi lava pratos e cozinha para ajudar pessoas carentes
Na cidade de Manitou Springs, o golden retriever chamado Sunny está entregando compras para seu vizinho, Renne Hellman, que tem problemas respiratórios e está confinado em sua casa para evitar ser infectado com o coronavírus – por estar no grupo de risco, são grandes as chances de sua saúde deteriorar.
Sunny e sua dona, Karen Eveleth, são vizinhos de Hellman há mais de uma década. Para ajudar Hellman, Sunny vai até a casa do vizinho e primeiro retira a lista de compras. Karen depois faz as compras, que são entregues por Sunny. A dupla promete continuar ajudando o vizinho até que a situação seja normalizada.
The post Cachorro entrega compras para vizinho com saúde debilitada appeared first on Revista Menu.
Salada de quinoa
por Pedro Castro Neves
Ingredientes
– 300 g de quinoa
– 1 cebola pequena, picada
– 1/2 berinjela cortada em cubos
– 1/2 abobrinha cortada em cubos
– 40 g de açúcar de confeiteiro
– 70 g de amêndoas
– Flor de sal a gosto
– 60 g de queijo de cabra fresco, em cubos
– 60 g de uvas verdes sem caroço
– Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto
– Salsinha picada a gosto
Preparo
1) Cozinhe a quinoa em água com sal a gosto e reserver.
2) Coloque o açúcar de confeiteiro na frigideira até ficar na cor de caramelo. Acrescente as amêndoas e a flor de sal. Misture e deixe esfriar.
3) Refogue a berinjela, a abobrinha e a cebola.
4) Acrescente a quinoa e a salsinha picada. Deixe esfriar e misture o restante dos ingredientes, menos as amêndoas caramelizadas.
5) Prove e tempere com sal, se precisar.
Para servir
Decore com as amêndoas caramelizadas por cima e sirva.
Rendimento: 3 porções
Preparo: 40 minutos
Execução: fácil
Rosita Café
Avenida das Américas, 500 – bloco 21, lojas 126 e 127, Rio de Janeiro
(21) 3084-5202
The post Salada de quinoa é opção para quem busca almoço leve appeared first on Revista Menu.
da redação da Menu
A cervejaria norte-americana Busch anunciou que vai dar um crédito de US$ 100 para quem adotar um cãozinho durante a quarentena causada pela pandemia de coronavírus no país. A parceria está sendo realizada com a Midwest Animal Rescue & Services, que recolhe animais abandonados e encontra lares para os bichinhos.
+Chef José Andrés é destaque na ‘Time’ por luta ao coronavírus
+Associação quer doar 5 mil pizzas para profissionais de saúde
+Bon Jovi lava pratos e cozinha para ajudar pessoas carentes
A campanha vai até o próximo dia 25 de abril e apenas as 500 primeiras pessoas que adotarem um cachorro receberão um cartão pré-pago com US$ 100. De acordo com a empresa, é dinheiro suficiente para comprar duas caixas com 24 latas de cervejas por mês, durante três meses. Quem não quiser beber, pode usar o dinheiro para outros fins, como comprar comida para os doguinhos.
Para receber o prêmio, é preciso fazer uma captura de tela do e-mail de confirmação de adoção e mandá-lo para a empresa por meio de mensagem no Facebook ou Instagram. Os vencedores precisam ser rápidos: se não reivindicarem o prêmio em 24 horas, ele será doado para outra pessoa.
The post Cervejaria doa US$ 100 para quem adotar cachorro nos EUA appeared first on Revista Menu.
da redação da Menu
A confeitaria Le Bon Gâteau, localizada em Pinheiros (zona oeste de São Paulo), continua recebendo pedidos por delivery, por iFood ou telefone (3032-0003). Para quem não pode encomendar os produtos ou passar lá para retirar, a chef da loja, Júlia Junqueira, compartilha com os leitores da Menu uma receita superfácil de petit gâteau para fazer em casa. Confira a seguir.
Le Bon Gâteau
Rua Ferreira de Araújo – 305, Pinheiros, São Paulo
(11) 3032-0003
Peti gâteau de chocolate
por Júlia Junqueira
Ingredientes
– 1 xícara (chá) de chocolate (em gotas ou picado)
– 8 colheres (sopa) de manteiga
– 2 ovos
– 6 colheres (sopa) de farinha de trigo
– 8 colheres (sopa) de açúcar refinado
Preparo
1) Derreta o chocolate com a manteiga no micro-ondas ou banho maria e deixe reservado.
2) Em uma batedeira, bata os ovos com o açúcar até a mistura ficar espumosa.
3) Com a espátula, acrescente a farinha de trigo e misture bem.
4) Por último, adicione a mistura de chocolate e manteiga e mexa até ficar uniforme.
5) Coloque a mistura em cinco forminhas já untadas com manteiga e farinha e leve para assar em forno preaquecido a 200ºC por 7 a 8 minutos.
Para servir
Retire os bolinhos das forminhas e sirva com uma bola de sorvete (opcional).
Rendimento: 5 porções
Preparo: 45 minutos
Execução: fácil
The post Petit gâteau fica pronto em menos de 1 hora; veja como fazer appeared first on Revista Menu.
Por entender a importância do esforço coletivo na prevenção do novo coronavírus (Covid-19), e atendendo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a marca Eisenbahn informa o cancelamento da edição do Mestre Cervejeiro 2020. A decisão é uma forma de precaução em um momento muito delicado que o mundo atravessa.
O Mestre Cervejeiro é um programa que existe há 10 anos e, com muita responsabilidade, busca democratizar o conhecimento das cervejas artesanais em todo o país. A produção do reality envolve muitos profissionais, direta e indiretamente, além do público, que é responsável por enviar os rótulos das cervejas participantes do processo seletivo.
Por conta de toda essa logística e visando a segurança de todos os envolvidos, a marca opta por não veicular o programa que teria estreia em junho.
A Eisenbahn agradece a todos que se inscreveram e fica a disposição em caso de dúvidas por meio do SAC: 0800 8881010 ou pelo site http://www.heinekenbrasil.com.br/sac/fale-conosco/eisenbahn.
O post Eisenbahn anuncia o cancelamento do Mestre Cervejeiro 2020 apareceu primeiro em Etilicos.com.
Conhecida por seus hambúrgueres, a Fazenda Futuro anunciou que lançará em abril uma linguiça vegana com gosto e textura semelhantes à carne suína.
A chamada “Linguiça do Futuro” é feita a partir de proteína de ervilha, soja e de grão de bico e beterraba para a cor rosada. Ela ainda é revestida com uma “pele” de alga que imita a linguiça de origem animal e vem em um formato clássico. Além da aparência, a companhia afirma que a nova linguiça vegana tem um gosto muito parecido com o da linguiça suína.
Entregador que tiver mais de 65 anos terá conta desativada por 30 dias e vai receber valor na média de rendimentos recentes
The World´s 50 Best Restaurants vai focar em ajudar o setor em meio a crise global
Assim como outros produtos da Fazenda Futuro, a linguiça é produzida sem transgênicos, corantes, realçadores de sabor ou aromas artificiais.
Este é o quarto produto lançado pela empresa brasileira. Antes da linguiça veggie, a Fazenda Futuro já lançou o Futuro Burger, carne moída vegetal e a almôndega do Futuro, todas feitas com um blend de vegetais como soja, ervilha e grão de bico.
O post Fazenda Futuro lança linguiça vegana feita de plantas apareceu primeiro em Metrópoles.
da redação da Menu
José Andrés, chef espanhol radicado nos Estados Unidos, foi destaque na prestigiada revista norte-americana Time por seu trabalho na luta contra o coronavírus, com a iniciativa Chefs For America. Filho de um casal de enfermeiros e nascido no norte da Espanha, Andrés foi apontado pela Time como “um exemplo de liderança em tempos de crise”.
O trabalho humanitário do chef José Andrés é bastante conhecido ao redor do mundo – ele inclusive já foi indicado ao Nobel da Paz pelas ações que realiza com sua World Central Kitchen, organização sem fins lucrativos fundada em 2010 que já serviu milhões de refeições em áreas de desastres naturais e outras situações de calamidade pública.
+ONG cozinha para passageiros em quarentena por coronavírus
+Chef José Andrés é indicado para o Prêmio Nobel da Paz
+Chef espanhol José Andrés ganha prêmio Julia Child
Antes da pandemia de coronavírus chegar aos Estados Unidos, Andrés e sua equipe de voluntários preparou refeições para os passageiros e a tripulação do navio Diamond Princess, que ficaram em quarentena no porto de Yokohama (Japão).
Desde que a doença começou a se espalhar nos EUA, o chef tomou várias decisões para ajudar a população. Em 15 de março, Andrés anunciou que suas seis casas (cinco em Washington DC e uma em Nova York) seriam transformadas em restaurantes comunitários.
Em seguida, ele lançou a iniciativa ‘Chefs For America’, que conta com 160 pontos no país todo, onde são entregues 150 mil marmitas diariamente para a população carente. Na semana passada, ele entregou mais de 13 mil máscaras que haviam sobrado de outras ações realizadas pela World Central Kitchen para profissionais do setor de saúde.
Em entrevista à revista, Andrés disse que é preciso pensar grande para ajudar as pessoas em uma situação de crise. “Isso que está acontecendo é algo que vai entrar para os livros de história, vai ser algo maior que o 11 de setembro. Por isso é preciso pensar grande. Toda vez que pensamos assim, conseguimos fazer. E o dinheiro aparece”, afirmou.
The post Chef José Andrés é destaque na ‘Time’ por luta ao coronavírus appeared first on Revista Menu.
Em meio a maior pandemia do últimos cem anos, que está causando comoção e preocupação no mundo todo, o setor gastronômico tenta encontrar caminhos para sobreviver com suas mesas vazias. A Abrasel – Associação Brasileira de Restaurantes e Bares afirma que, em um cenário otimista, cerca de 10% dos estabelecimentos de São Paulo, que empregam […]
O post Conheça iniciativas para ajudar o setor gastronômico apareceu primeiro em Viagem & Gastronomia.
da redação da Menu
O World’s 50 Best Restaurants, principal prêmio de gastronomia do mundo, informou nesta segunda-feira que não anunciará os vencedores de 2020 e cancelará a festa deste ano, que estava marcada para acontecer no próximo dia 2 de junho, na Antuérpia, na Bélgica, por causa da pandemia de coronavírus.
É a primeira vez que isso acontece desde que o prêmio começou a ser organizado em 2002, quando passou a divulgar anualmente sua relação. À época, a principal diferença em relação a outros prêmios era que o 50 Best incluía estabelecimentos de todas as partes do mundo.
+Edição 2020 do prêmio 50 Best acontecerá na Bélgica
+Entenda como funciona o prêmio The World’s 50 Best Restaurants
+Restaurantes número 1 do ranking 50 Best deixam de ser elegíveis
Na última década, o 50 Best cresceu: a lista principal passou a ter 120 restaurantes e dois prêmios regionais foram lançados: o 50 Best Latin America e o 50 Best Asia – que foi anunciado na semana passada em uma cerimônia virtual, pois os vencedores já haviam sido eleitos.
Por meio de um comunicado, a organização do prêmio afirmou que vai promover ações para “apoiar, conectar e unir a comunidade gastronômica global”. As ações, entretanto, ainda não foram detalhadas.
A medida é semelhante à adotada pelo James Beard Awards, principal prêmio de gastronomia dos EUA, que também anunciou um fundo econômico e outras iniciativas para ajudar restaurantes, um dos setores mais prejudicados pela crise causada pelo covid-19.
The post Principal prêmio de gastronomia do mundo é adiado para 2021 appeared first on Revista Menu.
Pelo mundo inteiro, comércios estão fechando diante da crise gerada pela pandemia do coronavírus. Em países como Itália, Espanha, França e mais recentemente o Reino Unido, a ordem é o lockdown: as pessoas estão proibidas de circular na rua, a não ser que seja para trabalhar ou fazer compras na farmácia e no mercado. Sem a possibilidade de sequer cozinhar para delivery, chefs de todas as partes estão promovendo transmissões ao vivo nas redes, para ensinar os seguidores a cozinhar e também transmitir um pouco de alento.
Um dos primeiros exemplos foi o italiano Massimo Bottura, que está fazendo transmissões ao vivo diariamente em seu perfil do Instagram: a ideia é mostrar o chef cozinhando em casa com a família. As lives acontecem todos os dias, às 20h de Roma (16h de Brasília). Ele também gravou vídeos respondendo perguntas de seguidores.
Diretamente de Brasília, o chef Paulo Tarso, que comanda o restaurante Rubrio, também decidiu compartilhar o que sabe nas redes sociais: com a quarentena, o cozinheiro está disponibilizando pílulas do curso de cozinha que costuma ministrar, em aulas presenciais. Entre as receitas escolhidas, opções simples como bolo de cenoura, omelete, macarrão ao alho e óleo, e, mais recentemente, uma paixão nacional: o bife à milanesa. A cada dois dias, tem novidade no perfil do cozinheiro.
View this post on InstagramA post shared by Paulo Tarso (@chefpaulotarso) on
A carismática Paola Carosella não só está realizando entregas dos pratos de seu restaurante, Arturito – as marmitas têm quantidades diárias limitadas, porque são feitas por ela mesma –, como estrela uma série dirigida pelo marido, o fotógrafo Jason Lowe. O Nossa Cozinha foi lançado antes da pandemia do coronavírus, mas pode servir muito bem a quem está sendo desafiado pelas panelas da própria casa.
View this post on InstagramMais uma receita da série #NossaCozinha
A post shared by Paola Carosella (@paolacarosella) on
Chef no Lá da Venda, em São Paulo, Heloisa Bacellar está socorrendo quem se vê perdido entre panelas e temperos. Com a série Sobrevivendo na Cozinha, ela posta receitas diárias de pratos fundamentais à dieta brasileira. Depois do arroz e do feijão, ela ainda ensinou instituições nacionais como farofa, polenta e vagem na manteiga. As dicas podem ser encontradas no site da cozinheira.
A chef Rita Lobo está estrelando aulas sobre gastronomia em seu Instagram: a série, Rita, Help #Coronavírus, é voltada para quem não sabe muito bem o que cozinhar – nem como ser versátil no preparo dos ingredientes. Desde o básico sobre fazer feijão a preparos diferentes com cenoura, a cozinheira se prontificou a ajudar quem está perdido na cozinha.
De quarentena, o chef Renato Carioni, responsável pelo italiano Così, está estimulando os seguidores a ficar em casa – o cozinheiro mostra, todos os dias, receitas que está fazendo durante o período de isolamento social. Do hambúrguer ao frango com legumes, ele procura abraçar dietas diversas, inclusive com preparos veganos. Além disso, o chef incentiva que as pessoas produzam menos lixo, aproveitando preparos e ingredientes de receitas passadas.
A nutricionista Neide Rigo não é chef, mas poderia ser. A cozinheira de mão cheia divulga em seu Instagram o fabuloso mundo da fermentação – da kombucha ao pão de levain. Durante a quarentena, ela, que é casada com um médico, mostra não só os cuidados básicos com a higiene que o casal tem com a nova rotina, mas também receitas que qualquer um pode tentar em casa. Além das deliciosas receitas de pão, ela ensina preparos simples para reaproveitar alimentos feitos em outras refeições: na casa dela, até bolo solado vira farofa doce com banana.
Quem entende bem inglês e gosta de uma bela “jacada” pode comemorar: a confeiteira Christina Tosi, dona do novaiorquino Milk Bar, está fazendo transmissões ao vivo diariamente com receitas de doces. Na véspera da demonstração de cada receita, a cozinheira posta os ingredientes no Instagram para que todos se preparem para a live do dia seguinte, sempre às 15h no horário de Brasília.
View this post on InstagramOat cookie bars! get the recipe at christinatosi.com/recipes
A post shared by christinatosi (@christinatosi) on
O post Em quarentena, chefs conhecidos ensinam receitas pelo Instagram apareceu primeiro em Metrópoles.